Blog Chaplin: 7anos

Neste nosso post especial, em comemoração aos sete anos de fundação do Blog Chaplin, trago uma matéria publicada na Revista Exitus, publicação voltada para a divulgação de ideias inovadoras e experiências exitosas, no bimestre de abril-maio.


Cultural

O Blog Chaplin, fundado em 2007, é o primeiro blog em língua portuguesa, criado exclusivamente para divulgar as informações mais diversas sobre Chaplin.
Há 7 anos, quem estivesse curioso em saber um pouco mais sobre a vida e obra de Charles Chaplin e tentasse pesquisar pela internet, encontraria apenas alguns sites de cinema (ou mesmo voltado para outras áreas) que possuíam poucas informações sobre o artista. Informações que muitas vezes careciam de fontes que confirmassem sua veracidade. Alguns outros sites até continham um certo material, entretanto, o conteúdo estava disponível em línguas estrangeiras. Foi observando essa dificuldade, que criei o Blog Chaplin.

Na medida em que pesquisava e publicava informações sobre o artista, o blog foi ganhando notoriedade, chegando, inclusive, ao conhecimento do Escritório Oficial de Chaplin, em Paris. Obter a autorização daqueles que detém os direitos de imagem de Charles Chaplin foi o reconhecimento definitivo do trabalho. Há sete anos pesquiso sobre a vida e obra de Charles Chaplin, analisando criticamente cada fato que envolve sua história. Após criar o blog, tive a dimensão da importância de Chaplin para diversas áreas do conhecimento, pois ele foi acima de tudo um grande pensador e humanista, que envolveu sua obra com boa parte de suas vivências em Londres. Perdeu a mãe, que sofrera um surto psicótico ainda na juventude, viveu sozinho, sentindo frio e fome, enfim, teve que superar a solidão e buscar sua própria sobrevivência. Só os eventos que marcaram a sua infância e juventude, já torna sua história digna de um filme.

O Blog Chaplin é acessado por entusiastas, pesquisadores e curiosos em saber um pouco mais sobre o artista inglês que revolucionou o cinema. A ferramenta de tradução, disponível no blog, permite obtermos uma boa audiência de pessoas de todo o mundo e de várias idades. Em 2012, o blog foi finalista no concurso TOPBLOG, que premia os melhores blogs do Brasil, em 25 categorias, repetindo o feito em 2013 e 2014.

Após a fundação do blog e a surpreendente repercussão que o projeto ganhou, logo senti a necessidade de consolidar uma equipe empenhada em divulgar a obra do artista. Atualmente, a equipe é composta por oito colaboradores, de diversos estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba e São Paulo. Montar uma equipe foi fundamental para a atividades, pois com o trabalho e a vida acadêmica, não seria possível mantê-lo sozinho. A equipe é formada por profissionais na área de História, Letras e Publicidade.
equipe-2014
2014:  Esse é o ano do centenário de estreia de Charles Chaplin no cinema. O Blog tem recebido um número considerável de visitantes, chegando a quase 1.000 acessos por semana. Diversos eventos foram programados para comemorar o ano do centenário e o Blog Chaplin vem acompanhando cada notícia e novidade sobre esse ano festivo, além de realizar algumas participações em programas de TV e rádio, sites e revistas.

Em abril, foi realizada uma entrevista com a Rádio Estadão de São Paulo, onde falei um pouco sobre a história de Chaplin e a criação do blog. O professor Everton Sanches, que assina a coluna "Humanismo de Chaplin" também participou da conversa. Você pode conferir o programa especial sobre Chaplin clicando na imagem abaixo:

Estadão Acervo
Infelizmente, o Estadão deixou de disponibilizar os arquivos dos seus programas no site.
Ainda no mês de abril, participamos de uma matéria na TV Cultura/TV Itararé, novamente sobre o centenário de Carlitos:


Algumas mudanças significativas começaram a acontecer, a exemplo do novo layout, recentemente lançado, além do selo comemorativo aos 100 anos do vagabundo e aos sete anos do blog. Outras novidades serão divulgadas em breve.
Selo.jpeg
Selo comemorativo: 100 anos do Vagabundo / 7 anos do Blog Chaplin

Por fim, quero agradecer imensamente a cada leitor que nos acompanha, que incentiva o nosso trabalho e que colabora para o crescimento do Blog Chaplin!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Era Charles Chaplin ateu?

O caso do roubo do túmulo de Chaplin (1978)

A questão de gênero no filme Tempos Modernos (Chaplin, 1936)